Um código bem organizado é mais fácil de ler e entender, tanto para você quanto para outros profissionais que possam precisar trabalhar nele no futuro. E isso facilita a manutenção e a colaboração no processo de desenvolvimento.
Neste artigo, vamos trazer boas práticas para manter seus scripts SQL limpos e organizados.
Identação
É uma forma de organizar o código, usando espaços ou tabulações para alinhar blocos de código.
Dica: o BigQuery possui uma opção adicional que formata a sua query 😉
Alias ou apelidos
Alias são nomes alternativos que você pode atribuir para um determinado atributo (coluna), e são muito úteis quando você estiver trabalhando em uma base de dados num ambiente de self-service BI, ou seja, o usuário final é que vai construir suas próprias análises.
Utilizar alias facilita muito o trabalho de identificação dos dados que estão sendo trazidos em cada atributo, pois pode utilizar a linguagem do business.
Formatação de dados tipo datetime
A formatação de dados tipo datetime (Data e hora) é muito comum - mais do que imaginamos.
Esse tipo de formatação pode ser necessária quando o atributo de data é armazenado como texto ou quando é um atributo tipo datetime, mas sabemos que não vamos precisar utilizar o horário.
Organização dos JOINS
Ah, as combinações! 🤷♀️
Em muitas modelagens complexas, o script tem mais JOINS do que formigas em um formigueiro. Por isso, é muito importante manter a estrutura de JOINS muito bem organizada, para que seja fácil compreender quais atributos são relacionados para tratar aquela combinação.
Comentários
E por último, mas não menos importante, os comentários. Considero os comentários o mais importante, pois no comentário podemos descrever o motivo pelo qual aplicamos tal modelagem no script.
Os comentários podem ser aplicados na linha da função ou, ainda, no início de cada sintaxe, caso a mesma tenha mais de uma linha.
Agora sim, você está pronto para profissionalizar suas queries 🚀
Ainda tem dúvidas? Entre em contato com a gente!
Comments